(75) 98105-0005

Notícias

DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS

27/08/2016 - Dia Comemoratvo

noticias

A imobiliaria Mascarenhas parabeniza todos os corretores pelo seu dia e agradece a parceria de sucesso. Veja abaixo um pouco da historia desta profissão tão antiga.

A profissão do Corretor de Imóveis no Brasil vem desde o tempo da colonização, onde as pessoas ganhavam a vida arrumando pousadas para os desbravadores deste país. Como se trata de uma atividade que visa o desenvolvimento, o progresso e a concretização dos ideais, pode-se afirmar, de maneira figurada, que Pero Vaz de Caminha deu início às atividades de corretagem. Ao escrever para Portugal descrevendo o Novo Mundo, atuou como um Corretor de Imóveis.

A DIVISÃO DO NOVO CONTINENTE

A ocupação da terra no Brasil teve início com a criação do regime de capitanias hereditárias, com o objetivo de efetivar a colonização do litoral brasileiro, por intermédio da iniciativa dos donatários e sesmeiros (latifundiários). Somente em 1548, com a instituição do governo geral, é que as primeiras vilas foram formadas ao redor de igrejas erguidas para a catequização dos indígenas e dos depósitos onde era guardado o pau-brasil extraído.

A preocupação da Coroa portuguesa em fundar municípios baseava-se na necessidade de povoamento e defesa da terra, de sua exploração e ,sobretudo, de tributação e arrecadação fazendária. A imensidão do território, razão de um isolamento natural, deu bastante autonomia às povoações, vilas e cidades.

As vilas só cresceram depois do desenvolvimento do ciclo da cana-de-açúcar. Entretanto, não foram encontrados registros referentes à comercialização de imóveis. Com o ciclo da mineração, a unidade de produção centrada no engenho foi levada para os povoamentos. Essa época caracteriza-se como de grande imigração, urbanização, maior mobilidade social e desenvolvimento cultural. O eixo demográfico, mais centrado no litoral, também começou a ser deslocado para o interior.

O comércio era exclusividade da Coroa portuguesa e dos mercadores de Portugal. Apenas em 1649 é que foi fundada a primeira Cia. Geral de Comércio do Brasil, seguida pela Companhia Regional do Maranhão (1682), pela Cia. Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755) e pela Cia. Geral do Comércio de Pernambuco e Paraíba (1759).

PRIMEIRO DOCUMENTO HISTÓRICO DO BRASIL

Carta de sete folhas em que Pero Vaz de Caminha conta a El-Rei Dom Manuel as novas do descobrimento dessas terras, no dia 21 de abril de 1500, cujo original se encontra no Arquivo Nacional da Tôrre do Tombo, Portugal".

"Senhor. Pôsto que o capitão desta vossa frota e assim os outros capitães escrevem a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso conta a Vossa Alteza, assim como melhor puder, ainda que para bem contar e falar, o saiba pior que todos fazer (...) E, portanto, senhor do que hei de falar começo e digo: que a partida de Belém, como Vossa Alteza sabe, foi segunda-feira 9 de março, e sábado do dito mês, entre as 8 horas, nos achamos entre as Canárias, mais perto da Grande Canária; e ali andamos todo aquêle dia em calma, à vista delas, obra de três ou quatro léguas; e domingo 22 do dito mês, às 10 horas, pouco mais ou menos, houvemos vista das ilhas de Cabo Verde, (...) e assim seguimos nosso caminho por este mar de longo até terça-feira das oitavas da Páscoa, que foram vinte e um dias de abril, que topamos alguns sinais de terra..."

PROPRIEDADE E TRADIÇÃO

Nos primeiros anos da colonização do Brasil já existia uma preocupação com a comercialização e o registro dos imóveis. O primeiro documento sobre este assunto encontra-se no livro IV, Título VII, das Ordenações do Reino, recompiladas por mandato do rei Felipe I, em 1595, e que assim dizia:

"se for senhor de alguma cousa e vender duas vezes a desvairadas pessoas, o que primeiro houver a entrega della será della feito verdadeiro senhor, se della pagou o preço por que lhe foi vendida ou se houve o vendedor por pago della, porque concorrendo assim na dicta venda entrega a cousa e paga do preço, o fazem senhor della''.




Fonte: Sistema COFECI-CRECI

Outras Notícias

Black Friday? Promoção pra valer é aqui na Imobiliária Mascrenhas

Black Friday Próximo Black Friday 25 de Novembro de 2016 (Sexta-feira) A Black Friday é comemorada anualmente na 4&...

15 de Novembro - Proclamação da República Brasileira

A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou ...

15 de Outubro - DIA DO PROFESSOR

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. No dia 15 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imp...

31 de Agosto - Dia do NUTRICIONISTA

Dia do Nutricionista No dia 31 de Agosto é comemorado o Dia do Nutricionista! A Associação Brasileira de Nutric...

HISTÓRIA DO DIA DOS PAIS

Atualmente, tal como o dia das mães, o dia dos pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo como um todo e no Brasil, em especial. En...

DIA DOS NAMORADOS

"Quando eu mais precisava de alguém, você surgiu. Não nos conhecíamos, não sabíamos da existência ...

ESTAMOS DE CASA NOVA!

Ademario Mascarenhas - Diretor Comercial Nora Cássia - Secretaria de Financiamento (esq.) Lorena Louise - Assistente Administrativa (di...

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DURANTE O MICARETA

Para melhor atendê lo, esse será nosso horário de funcionamento durante o Micareta: Dia: 23/04 (Quinta-feira): Funcionamento no...

INFORMATIVO AO PÚBLICO

INFORMATIVO AO PÚBLICO: ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO!! AVENIDA JOÃO DURVAL, 1759, PONTO CENTRAL, FEIRA DE SANTANA - BA ESTAMOS...

11 DE AGOSTO- DIA DOS PAIS

HOMENAGEM DA MASCARENHAS IMOBILIÁRIA Á TODOS PAIS CLIENTES,AMIGOS,PARCEIROS!
redesp_facebook.pngredesp_instagram.png
A Empresa

IMOBILIÁRIA MASCARENHAS & INCORPORADORA LTDA ME - CRECI PJ 1279
Serviços de Intermediação & Avaliação Imobiliária

Avenida João Durval Carneiro, 1759,Ponto Central- 44075-531 - Feira de Santana-BA  



 

www.mascarenhasimobiliaria.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias